Petrópolis Gourmet, de 18 a 29 de Janeiro de 2017

Petrópolis Gourmet leva a Cerveja para a Panela

Restaurantes da região unem a tradição cervejeira com a vocação gourmet em menus especiais para o evento

A tradição cervejeira de Petrópolis, na região serrana do Rio, será destaque na 16ª edição do Petrópolis Gourmet. O evento gastronômico acontece pela primeira vez durante o verão, entre os dias 18 e 29 de janeiro, com o tema “Cerveja na Panela”. Trinta e cinco restaurantes irão oferecer menus que levam, necessariamente, este saboroso ingrediente na entrada, prato principal ou sobremesa.

Fazem parte da lista de integrantes do XVI Petrópolis Gourmet: Luka’s Restaurante, Luka’s Restaurante (Itaipava), Bordeaux Itaipava, Parador Santarém, Duetto´s Café e Bistrô, Pousada Tankamana, Restaurante Imperatriz Leopoldina (Solar do Império, Faustino Restaurante, 2 Vales Restaurante, Massas Luigi, Bomtempo Serra Resort, Restaurante Camarão em Penca, Restaurante Chateau das Arcas, Colossus Hamburgueria, Barão Gastronomia, Sakura Sushi, Casa Pellegrini, Bohemia Restaurante, Bistrô Castelo de Itaipava, DelBeef Restaurante, Maffagio, Grande Hotel Petrópolis, Restaurante Albergo Del Leone, Buda Beer, Chateau Gourmet, Di Farina Pizzeria, Locanda della Mimosa, Bordeaux Ipiranga, Il Perugino, Don Sormani, Sabor de Minas, Petiscaria Imperial, Hamburgueria Dom Gourmet, Clube do Filet Ipiranga e Forneria Itaipava.

Considerada um dos cinco mais importantes polos gastronômicos do Brasil e um dos cinco indutores do turismo do estado, a cidade tem uma forte tradição cervejeira e é também conhecida como Vale dos Gourmets, pela excelência e variedade de sua gastronomia. A união das duas vocações motivou esta edição.

“A mudança da data do festival vem ao encontro da necessidade de um grande evento na Serra durante o verão para impulsionar as vendas da rede hoteleira, trazer mais visitantes aos restaurantes e comércio, além de consolidar Petrópolis também como um destino de verão, e não apenas de inverno, como já é conhecida. Com esta ação, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau pretende beneficiar todos os seus mantenedores, gerando um grande fluxo de pessoas em seus estabelecimentos, além de movimentar a economia da cidade como um todo”, comenta Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Além do circuito gastronômico, que destaca as criações dos chefs locais, com menus a partir de R$ 39,90 até R$ 140,00 por pessoa, o Agito Gourmet também integra a programação. Nele, os chefs realizam encontros em praças públicas preparando deliciosas degustações como cortesia para os passantes.

Para valorizar a produção local, será realizado paralelamente, nos dias 20 e 21, o Mercado Gourmet, no Shopping Vilarejo, em Itaipava. Barraquinhas serão instaladas para exposição e venda de produtos da cidade e orgânicos, como: geleias, conservas, folhagens legumes, mel, ovos, massas, entre outros.

A APOP-Associação de Produtores de Orgânicos de Petrópolis estará representada pela Arte em Conservas, Armazém Sustentável, Orgânicos SNA, Vale do Brejal e Verdes Tons Verdes. Participam ainda: Fungi Petro; Cogumelos Petrópolis; Ricardo Gonzalez; Café Caramello; Suzanne Glúten Free; Farinha do Bem; Capril de Ville e Jardineira Gastronômica.

A programação ainda conta com apresentações musicais, palestras, oficinas, workshops sobre cerveja e participação especial da Deguste, de cervejas artesanais, nos dias 20 e 21.

Um tour por uma das primeiras cervejarias em atividade no Brasil, a Bohemia, integra o roteiro turístico de Petrópolis. O espaço abriga um dos mais completos centros cervejeiros do mundo, que conta a história e as curiosidades do universo cervejeiro. O passeio tem diversos ambientes interativos, restaurante e visita ao Empório Cave Bohemia, onde são maturadas e envelhecidas a cerveja Reserva em barris de carvalho.

Para a curadoria, a escolha da estação destaca ainda mais o ingrediente temático desta edição. A proposta, além de divulgar a tradição cervejeira petropolitana, é integrar ainda mais os produtores e os restaurantes. “Queremos aproveitar este momento em que as cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais paladares para valorizar também os primeiros produtores e incentivar criações gastronômicas com o ingrediente”, destacou o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), curador do evento, chef e proprietário do Sakura Sushi, Rodrigo Trindade.

O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com apoio da Cervejaria Bohemia. A curadoria gastronômica fica a cargo de Alice do Chez Cox Buffet, e Rodrigo Trindade, do Sakura Sushi.

Email this page
Esta entrada foi publicada em Convention & Visitors Bureau, Gastronomia, Turismo. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>