Comitê Piabanha: Incluímos na pauta a retomada da Discussão sobre Saneamento

Comitê Piabanha

Na última reunião ordinária do Comitê Piabanha, realizada em 13 de dezembro, (http://www.comitepiabanha.org.br/reuniao-plenario.php#) conseguimos incluir na pauta um assunto de extrema relevância para Petrópolis: a retomada das discussões iniciadas no Grupo de Trabalho de Saneamento.

A partir de janeiro estaremos trabalhando para, possivelmente, conhecermos os investimentos necessários na região dos distritos: todos os atores envolvidos no tema serão formalmente convidados para iniciarmos os debates.

Já há algum tempo a sociedade civil organizada vinha debatendo a questão do saneamento em nosso município.

Com a revisão do plano diretor da cidade algumas perguntas relativas a prazos para novos investimento, tais como construções de novas estações de tratamento de esgoto (ETEs) e estações de tratamento de água (ETAS) ainda não foram satisfatoriamente respondidas.

E existe uma grande preocupação com o tema do abastecimento de água no município em virtude de, nos períodos de estiagem, em  alguns locais dos distritos moradores reclamarem, com razão, de falta de água.

A informação de perda de 30% na disponibilidade de água na cidade foi levada aos membros do Comitê Piabanha, pelo presidente do comitê, Paulo Leite, no período de estiagem no ano de 2015,  momento em que a cidade passou por um período crítico de abastecimento , transtornando a rotina de muitos moradores dos Distritos.

Rio Bonfim - Praça de Correas - do Facebook Amigos do Rio Piabanha

Também o projeto de lei que estende a área urbana do município não vem acompanhado de referência às novas demandas de saneamento nos distritos. (Projeto de lei GP350  25/8/2015 Delimita as zonas urbanas e rurais do Município de Petrópolis e dá outras providências (pdf). )

Nosso encaminhamento foi considerado pertinente e em janeiro na primeira reunião do GT de saneamento o assunto será tema da pauta.

A inclusão do tema saneamento na pauta do Comitê Piabanha reforça a política da NovAmosanta de buscar o desenvolvimento sustentável dos distritos.

Paula Beatriz Pareto
Diretora da NovAmosanta
Diretora da APOP – Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis

Email this page
Esta entrada foi publicada em Comitê do Piabanha. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>