Transferência de Localização do Blog

A partir de hoje o blog passa a funcionar associado ao domínio…

http://www.novamosanta.org.br/

onde estão todas as postagens ANTIGAS e as NOVAS postagens serão registradas.

Obrigado pelo acesso.

Email this page
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Criação da Unidade de Conservação da Serra da Estrela, na Subida Atual da Serra para Petrópolis, NovAmosanta participa na Apresentação do INEA

A diretoria da NovAmosanta esteve presente 6a. feira passada, dia 13/01/2017, a convite de Hugo Zoffoli, chefe de Serviço do INEA/SUPPIB, na apresentação prévia sobre a criação da Unidade de Conservação da Serra da Estrela, na atual subida da serra.

A partir de demanda dos cidadãos de Petrópolis, inclusive forte demanda da NovAmosanta, o INEA deu início a procedimento administrativo (E07/002.4688/2016) visando a criação dessa Unidade, integrada ao Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense.

A criação dessa nova unidade de conservação ligará a Reserva Biológica Federal do Tinguá à Reserva Biológica Estadual de Araras e ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, formando um importante corredor ecológico.

A área já tem proteção ambiental, através da APA Petrópolis, mas essa nova unidade possibilitará uma gestão específica para a área, aumentando preservação e proteção.

Fernando Mathias, Superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Ambiente/RJ, fez uma excelente apresentação aspectos do projeto, inclusive os fatores que nortearam a escolha do tipo de unidade a ser implementada , um Refúgio de Vida Silvestre, com considerações sobre a importância ecológica da área, inclusive a grande diversidade de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica presentes, algumas em perigo de extinção.

Fez considerações sobre quais trechos a incluir ou não na unidade, inclusive considerando áreas já ocupadas por habitações, visando minimizar conflitos locais e a preservação de direitos dos moradores atuais das áreas a serem incorporadas à unidade.

Foram apresentadas e discutidas as inclusões de diversos trechos na unidade, inclusive a subida atual da serra, a antiga subida da serra por Magé, monumentos tais como o Belvedere e o Mirante do Cristo.

A NovAmosanta sugeriu que fossem consideradas as inclusões de trechos na unidade inclusive pensando-se na viabilidade da sua sustentação econômica; exemplo disso a inclusão do Belvedere e outros pontos de interesse turístico e econômico.

Sugerimos também a incorporação, nas discussões, da CONCER (ANTT), a qual poderia ser interessante parceira no financiamento da conservação da unidade, inclusive devido à sua obrigação de manter a antiga subida e a possibilidade de que faça investimentos legalmente sua obrigação na preservação da unidade.

Igualmente seria interessante incluir o SESC, devido à proximidade com o Hotel Quitandinha, e a experiência dessa instituição na gestão de projetos de ecoturismo, como a Estância Ecológica Sesc Pantanal, localizada no Estado de Mato Grosso, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 107.996 hectares.

A questionamento da FIRJAN, presente, o INEA disse que investimentos em empreendimentos visando o turismo poderiam ser feitos na área, preferencialmente no seu entorno, sempre a partir de requerimento e análise. Um empreendimento usado como exemplo foi a construção de corredores suspensos de acrílico para observação de aspectos da mata sem perturbar o ambiente.

Yara Valverde, conselheira da NovAmosanta e diretora da CI-Conservação Internacional, colocou à disposição do INEA expertise internacional para o planejamento econômico da sustentação da Reserva. Fora consenso que os estudos financeiros de sustentação da unidade fossem incorporados às considerações quanto à sua implementação.

Fernando Varella sugeriu que fosse agendada uma nova reunião da comissão especial criada pela ANTT, para avaliar a viabilidade da criação de uma UC e a implantação de um estrada parque, na atual subida da Serra, com o objetivo de apresentação da proposta preliminar elaborada pelo Inea. Fernando Matias e o Hugo concordaram, devendo esse encontro ser realizado nos próximos dias.

A representante do deputado Carlos Minc, Alba Simon, destacou diversos pontos, inclusive a importância dos fatores políticos relacionados aos direitos dos eventuais ocupantes da área, aos quais deveria ser dada especial atenção imediata. (a unidade será criada através de projeto já apresentado pelos deputados Carlos Minc e André Correa )

Sugeriu-se a elaboração de material para orientação dos ocupantes das áreas incluídas no parque, de forma a que saibam exatamente seus direitos mantidos.

O próximo passo formal será a realização de audiências públicas.

A unidade de conservação a ser criada será estadual e o objetivo é ela ser criada ainda no primeiro semestre de 2017.

Proposta aceita é que, no momento das audiências, os principais pontos de relevância para a instalação da unidade já tenham sido tratados e resolvidos adequadamente, pelo que o trabalho de planejamento da unidade continuará.

————————————–

Maytéria mais antiga relacionada registrada no blog:

Matérias relacionadas: (clicar, as matéria levam ao conjunto de postagens)

Email this page
Publicado em Estrada-Parque | Deixar um comentário

Petrópolis Gourmet – Programação

Circuito Gourmet – 18 a 29 de janeiro

Os restaurantes participantes preparam menus criados especialmente para o evento, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, sempre contendo a cerveja como ingrediente.

O custo por pessoa vai de R$39,90 a R$140.

Participam os seguintes 35 restaurantes localizados no Bingen, Castelânea, Centro, Fazenda Inglesa, Itaipava e Valparaíso:

2 Vales Restaurante
Barão Gastronomia
Bistrô Castelo de Itaipava
Bohemia Restaurante
Bomtempo Serra Resort
Bordeaux Ipiranga
Bordeaux Itaipava
Buda Beer
Casa Pellegrini
Chateau Gourmet
Clube do Filet Ipiranga
Colossus Hamburgueria
DelBeef Restaurante
Di Farina Pizzeria
Don Sormani
Duetto´s Café e Bistrô
Faustino Restaurante
Forneria Itaipava
Grande Hotel Petrópolis
Hamburgueria Dom Gourmet
Il Perugino
Locanda della Mimosa
Luka’s Restaurante
Luka’s Restaurante (Itaipava)
Maffagio
Massas Luigi
Parador Santarém
Petiscaria Imperial
Pousada Tankamana
Restaurante Albergo Del Leone
Restaurante Camarão em Penca
Restaurante Chateau das Arcas
Restaurante Imperatriz Leopoldina (Solar do Império
Sabor de Minas
Sakura Sushi

Eventos

19/01 – Shopping Vilarejo

  • 16h – Oficina Gastronômica: Fermentação Natural (tendência do momento) Com degustação. Chefe Padeiro Marco Aurélio Fernandes Silva –   Xodó e Confeitaria Comércio. Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 20h30min – Jantar com o Chef Luiz César Costa de Tiradentes – LuTh Bistrô.

Com o prato da gastronomia mineira: Costelinha Malteada, dando um toque moderno e com cervejas artesanais.

Local: Pousada Paraíso – Estrada do Taquaril, n° 3.515 – Pedro do Rio. Valores e Reservas pelo telefone: (24) 2223-3670 ou por e-mail: paraiso@pousadaparaiso.com.br

  • 20 /01 – Das 10h às 20h – Mercado Gourmet

Cervejas artesanais com a participação especial da Deguste, produtos orgânicos da Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis, pães, geleias, workshops sobre cerveja, palestras, oficinas, boa música e muita diversão para todas as idades. Alguns restaurantes que funcionam no Shopping participam do festival.

  • 16h30min – Oficina Kids – Mini Hambúrguer Artesanal – Chef Alice Cox – Chez Cox Buffet – Crianças a partir de 6 anos. Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava. Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 18h – Oficina Cervejeira

Escola Cervejeira Alemã e suas peculiaridades, com degustação de Aura Lager, Magna Pils e 14 Weiss – Sommelier de Cervejas Marcela Carmo – Cervejaria Bohemia.

Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035 – Itaipava.  -Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.

  • 19h – Apresentação Musical

Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035 – Itaipava.

  • 21/01 Das 10h às 20h – Mercado Gourmet

Cervejas artesanais com a participação especial da Deguste, produtos orgânicos da Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis, pães, geleias, workshops sobre cerveja, palestras, oficinas, boa música e muita diversão para todas as idades. Alguns restaurantes que funcionam no Shopping participam do festival.

  • 11h – Palestra e Oficina: O Verão no Prato “Preparando uma refeição vegetariana, tendo a cerveja como ingrediente diferencial.” – Personal Chef, Priscila Faria – APOP – Associação de Produtores Orgânicos de Petrópolis. No local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035 – ItaipavaReservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 11h – Agito Gastronômico

Diversos chefs se reúnem e preparam uma degustação gratuita do Arroz Cervejeiro, servida ao público em mini porções.

Hortomercado Municipal – Estrada União e Indústria, 9726 – Itaipava.

  • 14h – Apresentação Musical

Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035 – Itaipava.

  • 16h – Oficina Gastronômica: “Frango na Cerveja a moda belga” – Chef Christian Cox – Chez Cox Buffet. Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035 – Itaipava. – Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 17h – Oficina Cervejeira- Harmonização de Cerveja – José Renato.

Harmonização com dois pratos de restaurantes participantes do evento. Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.

  • Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 19h – Apresentação Musical

Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.

  • 20h – Jantar – Quatro Mãos e uma só cozinha

Chef Barão Vieira, do Barão Gastronomia e Chef Rafael Pires, do Restaurante Paco e Baco de Tiradentes.

Barão Gastronomia – Estrada União e Indústria, 13581 – Itaipava. Valores e Reservas pelo telefone: (24) 2222-2669 ou pelo site www.baraogastronomia.com.br.

  • 22/01
  • 11h – Oficina Gastronômica: Sopa de Cerveja – Chef Marcelo Rixhon. Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.
  • Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 23/01

  • 10h/ 11:30 – Corrida dos Garçons.

Divertida competição reunindo os garçons dos restaurantes, com premiação para o que terminar o percurso em menor tempo sem derrubar as garrafas da bandeja.

Local: Praça Visconde de Mauá – Centro

  • 24/01
  • 13h30min às 17h30min – “Entendendo o mundo da cerveja: História, escolas, como apresentar o produto ao consumidor, como servir, qual o copo, temperatura ideais e possíveis harmonizações”- Cervejeiro Bruno Marzullo.
  • Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.

Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10035 – Itaipava.

  • 28 /01

  • 10h30min / 11:30-  Agito Gourmet – Diversos chefs se reúnem e preparam em espaços públicos delicias do festival, com degustação. Local: Praça D. Pedro – Centro Histórico
  • 11h – Oficina Gastronômica

Prato do Aria – File de Salmão deitado em Teriaki de cerveja Weiss, legumes grelhados e arroz vermelho – Chef Bruno Canatto – Restaurante Aria.

  • Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.

Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.

  • 16h – Oficina Gastronômica: “Da tábua à taça”

Uma trilha de sabores e cultura com Daniel Martins – Sommelier de Cervejas e Chef Executivo.

Investimento: R$ 120,00. Informações e inscrições pelo e-mail: petropolis@casaolec.com.br

Local: Cervejaria Bohemia – Rua Alfredo Pachá 166, Centro.

  • 17h – Oficina Gastronômica: “O pão e a Cerveja”

Pão cervejeiro com sobra de broto de cevada, harmonizado com tomate confit e cerveja artesanal – Padeiro Mestre Artesanal Ricardo Gonzalez e a Chef Mônica Sangali.

Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.

  • Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 18h – Soul Bossa – Apresentação de Bossa Nova.

Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.

  • 18h30min – Oficina Gastronômica – Chefe convidada

Filé de Peixe com crosta de Castanha – Chef Juja.

Local: Shopping Vilarejo – Estrada União e Indústria, 10.035 – Itaipava.

  • Reservas 30 minutos antes da atividade, no próprio local.
  • 29/01

  • 10:00 / 11:00 Agito Gourmet – Diversos chefs se reúnem e preparam em espaços públicos delicias do festival, com degustação.

Local: Feira Livre do Alto da Serra

Programação sujeita a alterações
Mais informações: www.petropolisgourmet.com.br
Disque Turismo: 0800 024 1516.

Email this page
Publicado em Petrópolis Gourmet, Turismo | Deixar um comentário

Petrópolis Gourmet, de 18 a 29 de Janeiro de 2017

Petrópolis Gourmet leva a Cerveja para a Panela

Restaurantes da região unem a tradição cervejeira com a vocação gourmet em menus especiais para o evento

A tradição cervejeira de Petrópolis, na região serrana do Rio, será destaque na 16ª edição do Petrópolis Gourmet. O evento gastronômico acontece pela primeira vez durante o verão, entre os dias 18 e 29 de janeiro, com o tema “Cerveja na Panela”. Trinta e cinco restaurantes irão oferecer menus que levam, necessariamente, este saboroso ingrediente na entrada, prato principal ou sobremesa.

Fazem parte da lista de integrantes do XVI Petrópolis Gourmet: Luka’s Restaurante, Luka’s Restaurante (Itaipava), Bordeaux Itaipava, Parador Santarém, Duetto´s Café e Bistrô, Pousada Tankamana, Restaurante Imperatriz Leopoldina (Solar do Império, Faustino Restaurante, 2 Vales Restaurante, Massas Luigi, Bomtempo Serra Resort, Restaurante Camarão em Penca, Restaurante Chateau das Arcas, Colossus Hamburgueria, Barão Gastronomia, Sakura Sushi, Casa Pellegrini, Bohemia Restaurante, Bistrô Castelo de Itaipava, DelBeef Restaurante, Maffagio, Grande Hotel Petrópolis, Restaurante Albergo Del Leone, Buda Beer, Chateau Gourmet, Di Farina Pizzeria, Locanda della Mimosa, Bordeaux Ipiranga, Il Perugino, Don Sormani, Sabor de Minas, Petiscaria Imperial, Hamburgueria Dom Gourmet, Clube do Filet Ipiranga e Forneria Itaipava.

Considerada um dos cinco mais importantes polos gastronômicos do Brasil e um dos cinco indutores do turismo do estado, a cidade tem uma forte tradição cervejeira e é também conhecida como Vale dos Gourmets, pela excelência e variedade de sua gastronomia. A união das duas vocações motivou esta edição.

“A mudança da data do festival vem ao encontro da necessidade de um grande evento na Serra durante o verão para impulsionar as vendas da rede hoteleira, trazer mais visitantes aos restaurantes e comércio, além de consolidar Petrópolis também como um destino de verão, e não apenas de inverno, como já é conhecida. Com esta ação, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau pretende beneficiar todos os seus mantenedores, gerando um grande fluxo de pessoas em seus estabelecimentos, além de movimentar a economia da cidade como um todo”, comenta Camila Thees, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Além do circuito gastronômico, que destaca as criações dos chefs locais, com menus a partir de R$ 39,90 até R$ 140,00 por pessoa, o Agito Gourmet também integra a programação. Nele, os chefs realizam encontros em praças públicas preparando deliciosas degustações como cortesia para os passantes.

Para valorizar a produção local, será realizado paralelamente, nos dias 20 e 21, o Mercado Gourmet, no Shopping Vilarejo, em Itaipava. Barraquinhas serão instaladas para exposição e venda de produtos da cidade e orgânicos, como: geleias, conservas, folhagens legumes, mel, ovos, massas, entre outros.

A APOP-Associação de Produtores de Orgânicos de Petrópolis estará representada pela Arte em Conservas, Armazém Sustentável, Orgânicos SNA, Vale do Brejal e Verdes Tons Verdes. Participam ainda: Fungi Petro; Cogumelos Petrópolis; Ricardo Gonzalez; Café Caramello; Suzanne Glúten Free; Farinha do Bem; Capril de Ville e Jardineira Gastronômica.

A programação ainda conta com apresentações musicais, palestras, oficinas, workshops sobre cerveja e participação especial da Deguste, de cervejas artesanais, nos dias 20 e 21.

Um tour por uma das primeiras cervejarias em atividade no Brasil, a Bohemia, integra o roteiro turístico de Petrópolis. O espaço abriga um dos mais completos centros cervejeiros do mundo, que conta a história e as curiosidades do universo cervejeiro. O passeio tem diversos ambientes interativos, restaurante e visita ao Empório Cave Bohemia, onde são maturadas e envelhecidas a cerveja Reserva em barris de carvalho.

Para a curadoria, a escolha da estação destaca ainda mais o ingrediente temático desta edição. A proposta, além de divulgar a tradição cervejeira petropolitana, é integrar ainda mais os produtores e os restaurantes. “Queremos aproveitar este momento em que as cervejas artesanais estão conquistando cada vez mais paladares para valorizar também os primeiros produtores e incentivar criações gastronômicas com o ingrediente”, destacou o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), curador do evento, chef e proprietário do Sakura Sushi, Rodrigo Trindade.

O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com apoio da Cervejaria Bohemia. A curadoria gastronômica fica a cargo de Alice do Chez Cox Buffet, e Rodrigo Trindade, do Sakura Sushi.

Email this page
Publicado em Convention & Visitors Bureau, Gastronomia, Turismo | Deixar um comentário